terça-feira

O sol aquece a água para todos

Transformar os raios solares em eletricidade continua sendo uma alternativa muito cara para disseminar-se como seria desejável, mas usá-la para aquecer a água é uma solução vantajosa que se expande em muitos países e pode ganhar forte impulso no Brasil. Duas iniciativas de ambientalistas e empresas interessadas aparecem como palanque para os aquecedores solares de água no País.

Um projeto em Belo Horizonte abre novas perspectivas para a energia termosolar, ao inaugurar um modelo inovador de negócios. Uma Vila Olímpica, centro de esportes e educação, da Universidade Católica de Minas Gerais terá a água de sua piscina e dos chuveiros aquecidas pelo sol. Porém, a empresa de eletricidade local, a Centrais Elétricas de Minas Gerais (Cemig) cuidará do custo de implantação do sistema, cobrando pelo serviço de fornecer água quente, naturalmente a um preço muito inferior ao da energia elétrica.

É importante abrir alternativas desse tipo, porque um grande obstáculo à difusão dos aquecedores solares é seu investimento inicial relativamente alto, equivalente a US$ 600 para uma família de quatro pessoas, por exemplo, enquanto se pode comprar energia elétrica por pouco mais de US$ 10.

Fonte: Envolverde e Jornal do Meio Ambiente

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Legal esse site

2:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cite horrivel do nota 0,0 nunca mas entro aqui bye bye

10:16 PM  

Postar um comentário

<< Home